Dia dos Santos Reis Magos – 06 de Janeiro

O Dia dos Santos Reis Magos, mais conhecido como Folia de Reis, é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Segundo a Bíblia, tendo Jesus nascido em Belém, no tempo do Rei Herodes,os magos do Oriente seguiram uma estrela e foram adorá-lo.

Ignora-se a proveniência dos reis magos, mas se supõe que fossem três pessoas por conta dos presentes ofertados ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, que, respectivamente, simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei.

Segundo a tradição, um era negro (africano), outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa), e representavam toda a humanidade conhecida daquela época. Beda, um cronista inglês, que viveu entre 673 e 735 d.c., foi quem deu nome aos magos: Gaspar, Melchior(ou Belchior) e Baltazar.

Nos magos do Oriente está o ser humano, que, na luz da estrela vai até Cristo para adorá-lo em sua humanidade.

Os três reis magos, representam as raças e os povos de todo o mundo. Por isso a Epifania recorda-nos que o único lugar onde podemos encontrar Deus nesta terra é na humanidade de Jesus.

Jesus é o maior sinal de Deus para a vida do povo. Após encontrarem o menino, a estrela desapareceu, pois ela era apenas sinal de onde se encontrava a verdadeira luz.

A liturgia da Festa da Epifania tem como tema, a luz. Não há treva no mundo que resista a luz de Cristo.

Os reis magos buscam a verdade com o coração revestido de humildade e, iluminados pelo Cristo, mudam suas atitudes e direção de suas vidas. Jesus não veio para salvar somente um determinado povo ou grupo religioso, mas ele nasce para salvar homens e mulheres de todas as culturas e nações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *