Família, uma luz para a vida em sociedade

A Diocese de Jundiaí celebra a Semana Diocesana da Família de 20 a 26 de agosto de 2017, cuja abertura se deu no domingo, dia 20 – Festa da Assunção de Nossa Senhora – na Paróquia Santo Antônio, durante a missa presidida pelo padre Alberto Simionato. O evento contou com a presença de diversos representantes setoriais, acompanhados pelo casal coordenador da Pastoral Familiar Diocesano: Geraldo e Celina.

No decorrer da celebração eucarística, houve vários momentos dinâmicos e emocionantes. Na procissão de entrada os casais que participam da Pastoral Familiar entraram com as imagens da Sagrada Família. Em sua homilia, padre Alberto indagou a assembleia: “Será que se alguém hoje olhar para a sua família pode ver Deus? A minha família é, mesmo com toda imperfeição, imagem e presença de Deus para o mundo de hoje?” E acrescentou: “Esse é o princípio basilar de todo cristão”.

A Semana da Família ocorrerá em vários locais da Diocese. Em cada dia, as famílias serão convidadas a refletir sobre um tema específico, atrelado ao tema central: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. O tema expressa e manifesta o desejo de se construir uma sociedade mais justa e solidária, onde, a partir do exemplo da Família de Nazaré, os cristãos sejam luz para essa sociedade, que perdeu o foco e que perambula sem saber para onde ir. Por isso, o Papa Francisco salienta o papel da família para o mundo atual: “A família é parte importante da evangelização, pois os cristãos comunicam a todos a Boa Nova através do testemunho da família. E seu segredo é a presença de Jesus no seio da família humana”.

Nesta semana, todos são chamados a rezar pelas famílias, posto que, estão à mercê de tecnologias e ideologias que destoam do projeto de Deus:

“Sagrada Família de Nazaré, dirigimo-nos a vós com confiança; ajudai-nos a assumir com renovado ardor, o compromisso da Igreja, em estado permanente de missão. Fazei de nossas famílias uma luz para a vida em sociedade, transformando-as em lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas”.

Confira a programação da Semana Diocesana da Família: